Ir para conteúdo

Bem Vindo ao Profissionais da Cozinha!

Cadastre-se or Registre-se para ter acesso total ao Fórum.

Foto

Quanto deve ser o lucro de uma pizzaria?

• Por favor, faça o login para responder
79 respostas neste tópico

#41 Fabiano Olivares

Fabiano Olivares

Cheff Pizzaiolo

• Gestores
  • 5413 posts
    • Tempo Online: 242d 14h 20m 10s

Postado 19 março 2013 - [ 10:32:10 ]

Catchup nããããããooooooooo....kkkkk

Celia,

O negocio pizza é um "pouquinho" diferente do que o pessoal acha, se tem uma ideia que é apenas misturar farinha com aguá e comprar um forninho e levantar a porta da garagem que o negocio esta pronto. Poucos são interessados como vc, que antes procura fazer uma pesquisa, conhecer a massa que vai trabalhar, tentar se profissionalizar. Esse é o papel que tentamos fazer aqui nos profissionais da cozinha, não ficamos iludindo o tempo todo, falando que é uma maravilha, pois estariamos faltando com a verdade.

Procuramos tentar tratar o assunto de uma forma descontraida, mais sem esconder os pontos negros por trás do nosso segmento.

Segue abaixo alguns links uteis!!! 
CLICK AQUI PARA RECUPERAR SUA SENHA

CLICK AQUI PARA ABRIR UM TOPICO

#42 Celia Anahin

Celia Anahin

Super Membro

• Colaboradores
  • PipPipPip
  • 843 posts
    • Tempo Online: 9d 18h 7m 5s
  • Nome da Empresa:Em construção
  • Estado:RN

Postado 19 março 2013 - [ 10:40:50 ]

kkkkkkkkkkkkkkkk. Catchup só em desespero de causa, Fabiano.

Eu entendo um pouco de gastronomia, mas de pizza, absolutamente nada. É claro que me assusto com o que vocês
escrevem, mas isso me mostra todos os cuidados que tenho que tomar antes de abrir as portas... E já estou torcendo
para ninguém pedir pizza no primeiro dia, rs.

Acho ótimo que o fórum seja descontraído, pois não aguento por muito tempo a falta de "alma" nas conversas.

#43 Fabiano Olivares

Fabiano Olivares

Cheff Pizzaiolo

• Gestores
  • 5413 posts

Postado 19 março 2013 - [ 12:16:33 ]

Celia tem que fazer e mais fazer bem feito.

Não existe dificuldades para quem ama estar numa cozinha, procure sempre fazer bem feito, com carinho e capricho que as coisas tendem a se ajustar ao perfil de seu cliente, pois sabemos que as vezes temos que fazer o que o cliente gosta e não o que gostamos.

Sobre o lucro de uma pizzaria, se conseguir jogar 3x o valor do produto no preço final, já é um bom inicio. Mais tome cuidado e sempre procure refazer seus custos numa planilha, para ver se realmente 3x esta sendo suficiente, pois em alguns casos o custo fixo (aluguel, funcionarios, contas de consumo, etc) é alto e 3x não seja suficiente.

#44 Celia Anahin

Celia Anahin

Super Membro

• Colaboradores
  • PipPipPip
  • 843 posts
    • Tempo Online: 9d 18h 7m 5s
  • Nome da Empresa:Em construção
  • Estado:RN

Postado 19 março 2013 - [ 12:21:11 ]

Então Fabiano, o meu negócio será bem modesto, sem funcionários e felizmente sem aluguel... Quero mesmo é fazer um excelente trabalho.
Não almejo ficar milionária, já passei dessa fase, rs. Pretendo trabalhar em pequena escala e sempre inventando novos sabores... Criando mesmo.
Mas claro que preciso de uma boa massa, e aí terei que fazer o que menos gosto, seguir receita. Esse é o meu maior desafio.

#45 raulsantos

raulsantos

Monitor

• Monitores
  • 1454 posts
    • Tempo Online: 9d 4h 45m 7s

Postado 19 março 2013 - [ 16:18:55 ]

Celia
Gostei do "falta de alma nas conversas"

Só mais duas coisas, receita de massa tambem da para inventar um monte de coisas, voce tem a base e pode dar um toque de sabor e ir alterando isso, o pessoal daqui adora, quanto aos custos como ja te falei antes, embora voce nao tenha estes custos fixos agora é necessário prevê-los pois depois vc não podera repassar para o preço da pizza, no início é lucro.

Ô elegante da camisa rosa (rsrsrs) tu consegue por 3 x nops insumos? Hoje meu custo fixo está em torno de 19,00 por pizza para uma venda de 80 pizzas por semana

#46 Fabiano Olivares

Fabiano Olivares

Cheff Pizzaiolo

• Gestores
  • 5413 posts

Postado 19 março 2013 - [ 17:24:04 ]

Raul a ideia citada pela Celia seria colocar 3x em cima do custo da pizza pronta, sem contar funcionarios e custos fixos, se por exemplo numa pizza de e mussarela:

01 disco de pizza =R$ 0,90
Molho= R$ 0,35
Azeitona= R$ 0,65
Oregano = R$ 0,10
Caixa de Pizza = R$ 1,24
Mussarela = R$ 4,75
Tomate fatiado = R$ 0,95

Chegamos a um custo R$ 8,94 portando o preço de venda sugerido pela Celia seria de R$ 26,84. Desse valor de 26,84 vc tira os custos da pizza....

-Insumos
-Gás ou lenha
-Custos fixos
-Custos variaveis

O que sobrar é o lucro (se sobrar...rsrs)

To certa Celia, seria isso mesmo?

#47 Saulo Jr.

Saulo Jr.

Monitor

• Monitores
  • 786 posts
    • Tempo Online: 16d 22h 4s
  • Nome da Empresa:Ambróziu's Pizza e Pasta
  • Estado:Minas Gerais

Postado 19 março 2013 - [ 17:38:48 ]

Eu também entendi dessa maneira.....
Saulo Jr. - Ambroziu's Pizza e Pasta.

#48 raulsantos

raulsantos

Monitor

• Monitores
  • 1454 posts

Postado 19 março 2013 - [ 18:11:47 ]

Deixa eu ver aqui minhas contas. pera....

#49 raulsantos

raulsantos

Monitor

• Monitores
  • 1454 posts

Postado 19 março 2013 - [ 18:16:53 ]

Dá não, eu teria prejuizo, alias pela primeira vez amanha eu vou me lixar pros concorrentes de pizza com qualidade inferior, vou so me preocupar com os 2 mais importantes e vou rever meus preços, minha margem de lucro tá cerca de 50% menor que a 1 ano atraz

#50 Fabiano Olivares

Fabiano Olivares

Cheff Pizzaiolo

• Gestores
  • 5413 posts

Postado 28 julho 2013 - [ 21:42:27 ]

Raul você praticou os reajustes nas pizzas ?  se sim,  teve alguma queda nas vendas por esse motivo ?

Dá não, eu teria prejuizo, alias pela primeira vez amanha eu vou me lixar pros concorrentes de pizza com qualidade inferior, vou so me preocupar com os 2 mais importantes e vou rever meus preços, minha margem de lucro tá cerca de 50% menor que a 1 ano atraz

#51 raulsantos

raulsantos

Monitor

• Monitores
  • 1454 posts

Postado 29 julho 2013 - [ 09:47:47 ]

Raul você praticou os reajustes nas pizzas ?  se sim,  teve alguma queda nas vendas por esse motivo ?

Reajustei sim, mas reajustei para baixo, fiz uma redução geral nos preços e diminui alguns ingredientes com um controle mais rígido de utilização e tive um aumento significativo do movimento, agora no início do mês pretendo dar um reajuste mas to tentando pegar o cardápio do principal concorrente para ficar na mesma faixa

#52 lmpizza

lmpizza

Super Membro

• Colaboradores
  • PipPipPip
  • 465 posts
    • Tempo Online: 15d 14h 34m 9s

Postado 29 julho 2013 - [ 21:59:19 ]

Raul,

Então voce é milagreiro????? Consegue reajustar para baixo, isso não impactou no seu lucro liquido?

Luiz Moraes

#53 Fabiano Olivares

Fabiano Olivares

Cheff Pizzaiolo

• Gestores
  • 5413 posts

Postado 30 julho 2013 - [ 10:52:03 ]

Agora sim Raul, controle rigoroso dos ingredientes, como fez ? Esta pesando tudo ?

Reajustei sim, mas reajustei para baixo, fiz uma redução geral nos preços e diminui alguns ingredientes com um controle mais rígido de utilização e tive um aumento significativo do movimento, agora no início do mês pretendo dar um reajuste mas to tentando pegar o cardápio do principal concorrente para ficar na mesma faixa

#54 Sérgio

Sérgio

Membro

• Colaboradores
  • PipPip
  • 128 posts
    • Tempo Online: 5d 1h 9m 1s
  • Locationseverínia
  • Nome da Empresa:Dona Chica
  • Estado:São Paulo

Postado 30 julho 2013 - [ 11:05:37 ]

Pessoal, dê uma lida nesse artigo!

Quanto sua empresa deveria dar de lucro?

A essência dos negócios é investir dinheiro hoje para obter mais dinheiro (caixa) maior no futuro. Mas por que damos tanto valor à medição do lucro?

Essa é uma pergunta recorrente de empresários, gestores e até executivos financeiros de alto escalão. Como vimos em artigo recente, a essência dos negócios é investir dinheiro hoje para obter mais dinheiro (caixa) maior no futuro. O caixa é rei. 

Mas por que então damos tanto valor à medição do lucro?

Porque o lucro é uma forma de você medir o desempenho econômico do negócio (estamos ganhando dinheiro?, estamos indo bem?) enquanto este está em andamento. O caixa final só vamos ter quando a empresa encerrar suas operações, pagar e receber tudo que tem direito e o que sobrar é o caixa final do empreendimento que compararíamos com investimento inicial feito e o custo de oportunidade.

De um ponto de vista de prático o lucro, bem medido, pode ser considerado uma excelente variável "Proxy"(uma variável estatística que é utilizada no lugar de uma outra de difícil mensuração) do fluxo de caixa de longo prazo da empresa. O lucro é considerado uma medidor eficaz do desempenho da empresa no curto prazo enquanto que o fluxo de caixa faria esse papel de forma mais efetiva para a medição no longo prazo.

Para que tenhamos o lucro bem medido, precisamos partir de uma definição de lucro sob um ponto de vista econômico , onde o lucro é o valor residual depois de remunerados todos os recursos consumidos e investidos num empreendimento. Como remuneração, entendemos aqui inclusive a reposição dos ativos consumidos no processo de obtenção de lucro de forma que o ativo da companhia tenha a mesma capacidade de geração de benefícios do início do período.

Importante ressaltar que o "custo de oportunidade" do investimento , não pode ser negligenciado, isto é, ao investir caixa hoje se abstendo do consumo presente, o investidor precisa ter remunerado pelo valor do retorno da alternativa de investimento disponível que ele teria para aplicar. A lógica aqui é simples, para que você investiria na empresa ou num projeto, se você pudesse investir numa alternativa que te oferecesse um retorno semelhante e menor risco?

A dinâmica do Investimento

Ao iniciar uma empresa os acionistas investem seu capital na empresa (patrimônio líquido) e aí esses recursos são investidos em terrenos, máquinas, equipamentos (ativos permanentes) e em ativo circulante (contas a receber, estoques e um pouco de caixa). Parte dos investimentos no ativo, vai ser financiada por terceiros (passivo circulante e a longo-prazo) e estes quando na forma de empréstimos exigem uma remuneração pelo capital emprestado (juros). De outro lado, como já diria Benjamim Franklin, "nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos", e o lucro gera impostos que têm de ser recolhidos aos cofres do governo.

A quem o lucro remunera?

O lucro deve remunerar todos os fatores, iniciando-se pelo capital dos acionistas. O capital dos acionistas, é remunerado, via dividendos (parcela do lucro distribuído) e a valorização da empresa e de suas ações. Chegamos ao lucro líquido, após o pagamento dos impostos ( Imposto de renda e Contribuição social) , o pagamento dos juros pelos recursos emprestados de terceiros , a remuneração de empregados, aluguéis, serviços e por fim matéria-prima e os recursos variáveis envolvidos na obtenção dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. A demonstração de resultado abaixo ilustra os vários tipos de lucro e a remuneração de cada parte.

Vendas

(-) Custo da Mercadoria Vendida

(=) Lucro Bruto

(-) Despesas Operacionais

(=) Lucro Operacional ou (Lucro antes dos juros e Imposto de Renda) EBIT

(-) Juros

(=) Lucro Antes dos Impostos ( EBT)

(-) Imposto de Renda/CS

(=) Lucro Liquido (EAT)

E como se chega ao valor do lucro objetivado?

A mecânica envolve o planejamento da DRE (Demonstração de Resultado) começando pelo fim, isto é pelo valor objetivado de lucro líquido.

Ora o Lucro líquido deve como vimos , deve remunerar o acionista pelo investimento que ele tem na empresa ( Patrimônio Líquido) e esta remuneração tem como base o custo de oportunidade do acionista ( digamos 10% ao ano) e um prêmio de risco por investir na empresa, num segmento econômico e em ultima instância num país onde a empresa e seus clientes estão localizados. Para exemplificar vamos imaginar que o retorno exigido pelo acionista seja de 15% (10% +5%) e que o investimento inicial seja de R$1.000.000,00.

Assim temos que gerar de lucro líquido depois do Imposto de Renda e da Constribuição social ( que para empresas maiores gira em torno de 34% de alíquota no Brasil) de R$150.000,00 ou seja ( R$1.000.000,00 (x) 15%).

Para se chegar a esses R$150.000,00 líquidos de IR/CS precisamos de um lucro antes do IR/CS de R$227.272,72, ou seja (R$150.000,00/(1-34%)).

Supondo-se que para as operações normais da empresa, ela tenha se endividado em R$300.000,00 e que os juros cobrados pelo emprestador se situem em 12% a.a precisamos somar ao Lucro antes do Imposto de Renda/CS outros R$36.000,00 e chegar ao Lucro Operacional de R$263.272,72

Como todos nós sabemos as despesas operacionais se caracterizam por terem um comportamento fixo e assim, ao somarmos as despesas fixas de digamos R$200.000,00 ao lucro operacional chegaríamos ao lucro bruto de R$463.272,72.

Se o custo das mercadorias vendidas , representarem cerca de 60% das vendas líquidas, teremos então o valor necessário de vendas R$1.158,181,80 ou seja (R$463.272,72(/)40%) para que alcancemos o lucro necessário para remunerar o acionista de acordo com as expectativas dos mesmos.

Refazendo nossa DRE ( Demonstração de Resultado ) teríamos:

Vendas R$1.158,181,80

(-) Custo da Mercadoria Vendida -R$ 694.909,08

(=) Lucro Bruto 40% R$ 463.272,72

(-) Despesas Operacionais -R$ 200.000,00

(=) Lucro Operacional ou (Lucro antes dos juros e Imposto de Renda) EBIT R$ 263.272,72

(-) Juros -R$ 36.000,00

(=) Lucro Antes dos Impostos ( EBT) R$227.272,72

(-) Imposto de Renda/CS (34%) -R$ 77.272,72

(=) Lucro Liquido (EAT) R$150.000,00*

*Equivalente a 15% do valor investido pelo Acionista.

Resta agora saber, se nossa empresa tem capacidade produtiva e competência para vender o equivalente a R$1.158,181,80 e eficiência para controlar custos e despesas dentro dos parâmetros planejados da DRE. Mas isso é tema pra outro artigo.

• Fabiano Olivares e Saulo Jr. curtiram isso

#55 raulsantos

raulsantos

Monitor

• Monitores
  • 1454 posts

Postado 30 julho 2013 - [ 15:39:01 ]

Bom meus amigos a redução de preços foi feita buscando um giro maior e no final das contas o giro não aumentou tanto assim, talvez nem tivesse que baixar tanto algumas pizzas mas me utilizei do artificio de uma "promoção" de verão, caso não desse certo eu poderia voltar aos preços antigos. o prazo dessa promoção termina amanhã e eu ainda não sei o que fazer ao certo.

A nível de controle eu coloquei uma balança ao lado de cada montadora, e uma abela de pesos para cada pizza e tamanhos, e obriguei elas a pesarem tudo antes de por na pizza e estipulei que aquilo era o máximo, se a pizza ja estivesse ok e se sobrasse ingrediente era para não usar. No início atrasou um pouco a montagem das pizzas mas depois se acostumaram e ja incorporaram ao MO e não atrasa mais.

Não consegui na maioria das pizzas aquele fator de multiplicação por 3 dos custos de insumos em muitas delas está só 2x e olhe lá. O fato que o movimento aumentou não sei se pela redução dos preços, se por ser férias, se o rodízio que implantei trouxe a oportunidade de novos clientes experimentarem ou se pela soma de tudo isso junto.

Hoje vou tentar roubar um cardápio de um concorrente meu que se iguala a nível de imagem como a minha, embora a qualidade e quantidade de recheio das pizzas dele sejam bem inferiores a minha, para ver como estão os preços. O que estiver abaixo vou alinhar com a dele

#56 Fabiano Olivares

Fabiano Olivares

Cheff Pizzaiolo

• Gestores
  • 5413 posts

Postado 30 julho 2013 - [ 17:39:22 ]

Raul,
Aprendi com nosso amigo Sergio de Araçatuba-SP a porcionar tudo e depois disso(2010) procuro porcionar tudo q for possivel.
Meu lucro melhorou muito depois disso e comecei a ser um dos maiores defensores dessa pratica.

#57 Newton do Amarante

Newton do Amarante

Super Membro

• Gestores
  • 1515 posts
    • Tempo Online: 162d 23h 26m 50s

Postado 30 julho 2013 - [ 19:10:48 ]

Raul, 

será se o segredo da pizza dele não seja esta, pois quantidade necessariamente não é sinonimo de qualidade.

newton

Hoje vou tentar roubar um cardápio de um concorrente meu que se iguala a nível de imagem como a minha, embora a qualidade e quantidade de recheio das pizzas dele sejam bem inferiores a minha, para ver como estão os preços. O que estiver abaixo vou alinhar com a dele

A MELHOR MANEIRA DE AGRADECER POR UMA COMPRA QUE FIZERAM DE VOCÊ, É FAZER MELHOR NO PRÓXIMO PEDIDO.

Faça um Cliente, Não uma venda 
(Katherine Barchetti)

Pedimos aos respeitosos membros desta pagina evitarem escrever em CAIXA ALTA. Obrigado

Se voce TEM alguma duvida de Como Interagir Nesta pagina clique neste link

http://www.profissio...page__hl__abrir

#58 JS PIZZARIA

JS PIZZARIA

Super Membro

• Colaboradores
  • PipPipPip
  • 419 posts
    • Tempo Online: 9d 12h 48m 44s
  • Nome da Empresa:Pizzaria e Delivery
  • Estado:parana

Postado 30 julho 2013 - [ 19:56:43 ]

Amigos

Pizzas promocionais é o segredo pra alavancar tua pizzaria. Promoção é coisa séria. ela atinge tanto o cliente fiel a qualidade e o fiel a preços. Depois de crescer, separa-se o joio do trigo. Precisa de muito sacrifício pra iniciar, queimar muita gordura. Convencer o cliente a largar a pizzaria dele pela tua desconhecida, é como acabar um namoro e iniciar outro...certo?

• Glauco curtiu isso

#59 raulsantos

raulsantos

Monitor

• Monitores
  • 1454 posts

Postado 31 julho 2013 - [ 18:20:02 ]

Raul,
Aprendi com nosso amigo Sergio de Araçatuba-SP a porcionar tudo e depois disso(2010) procuro porcionar tudo q for possivel.
Meu lucro melhorou muito depois disso e comecei a ser um dos maiores defensores dessa pratica.

Fabiano, eu porciono algumas coisa mas mesmo assim não cobre tudo, por exemplo o frango, eu porciono em 150 gr que é o que utilizo em meia pizza GG de 40 mas e aí? vou porcionar para quando for 1/3, 1/2 G ou meia 1/2? ai eu teria para o mesmo frango 4 tamanhos de porções diferentes então elas incorporaram o habito de pesar todos os ingredientes antes de colocar na pizza e eu fiscalizo sempre talvez se meu movimento fosse muito superior valesse a pena eu ter os varios tipos de porções conforme o tamanho

#60 Fabiano Olivares

Fabiano Olivares

Cheff Pizzaiolo

• Gestores
  • 5413 posts

Postado 31 julho 2013 - [ 21:55:00 ]

Newton,

Vc levantou um ponto muito interessante em se tratando de pizza, acho até que merece um topico exclusivo para esse assunto QUANTIDADE x QUALIDADE.

Mais concordo com vc que somente caprichar no recheio não significa sucesso, são varios fatores como atendimento, embalagem, rapidez do delivery, etc. 

O Raul é um grande marketeiro e sabe muito bem que as vezes a modinha vence a qualidade, pois se a "pizzaria X" e o point da galera da cidade, mesmo tendo um produto melhor na sua pizzaria a outra sempre vai vender mais, pois é legal comprar lá, tras status a quem compra.

Raul, 

será se o segredo da pizza dele não seja esta, pois quantidade necessariamente não é sinonimo de qualidade.

newton

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos